O que é uma Chinchila?

    O nome Chinchila é genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, que significa "Chincha Pequena",proveniente dos Andes na América do Sul, tendo semelhanças de uma mistura entre coelho e esquilo. A pelagem da chinchila é bastante suave, sendo mais suave que o cabelo humano e muito densa, mesmo assim a chinchila tem pelagem mais fina entre os animais, com 20,000 pêlos por centímetro quadrado. Devido à densidade do seu pêlo, estes animais não apanham parasitas, tais como pulgas por exemplo. No seu habitat natural tomam banho de cinzas vulcânicas.

    A alimentação das chinchilas no seu habitat Natural é feita à base de plantas, sementes e mais raramente de pequenos insetos.

    Sâo animais noturnos muito activos e precisam fazer exercício regularmente, tendo que se ter cuidado com rodas e bolas, pois podem danificar a coluna de uma Chinchila. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado, sempre sobre vigilância de uma pessoa, ou procurar um prato com o nome de Flying Saucer para fazer o devido exercício diário. Quando é de dia as chinchilas dormem.

    Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária, se possível e somente se tiver condições, deve ter um(a) amigo(a) / parceiro(a) para a sua chinchila, podendo este ser do mesmo sexo. Caso exista uma reacção menos boa por parte de alguma chinchila, deve junta-las gradualmente, podendo separar cada uma para uma gaiola individual estando as duas lado a lado, e ir trocando as chinchilas de gaiola.

    As chinchilas foram descobertas no século XVI e começaram desde logo a serem caçadas para o fabrico de pele. As Chinchilas estiveram perto da extinção, então o biólogo Mathias Champman levou os últimos 11 exemplares para os Estados Unidos da América, salvando assim a extinção das Chinchilas.

    A chinchila desde os anos 60 que é um animal de estimação relativamente popular.